quinta-feira, 17 de maio de 2012

CRONOLOGIA GAROU NA AMAZÔNIA





1492 - Frota liderada pelo navegador e explorador genovês, Cristóvão Colombo, alcança o continente americano, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha, formalizando o descobrimento do continente americano.


1500 - Frota comandada por Pedro Álvares Cabral encontra um novo território ao qual decide chamar de terras de "Vera Cruz", atual Brasil.


1519/1520 – Espanha conquista a Mesoamérica. Hernán Cortés Monroy Pizarro Altamirano conquista os Astecas. Senhores das Sombras, os primeiros Garou estrangeiros a chegarem ao novo mundo, encontram e atacam Uktena locais. Ao encontrarem com Metamorfos nativos tem início a Segunda Guerra da Fúria.

1521 – Conquista Tenochtitlán pelo explorador espanhol Hernán Cortés marca o Fim do Império Asteca. Senhores das Sombras assassinam o último Camazotz.


1533 – Morte do Imperador Atahualpa pelas mãos do conquistador espanhol Francisco PizarroGonzález marca o fim do Império Inca. Parentes Balans e nobres refugiados são obrigados a migrar para a foz do Rio Amazonas, misturando-se as tribos indígenas locais.


1560 – Nasce o Balam que entraria para história como Guaimiaba, o “Cabelo-de-Velha”, herdeiro do sangue Oliouqui.


1615 – Guaimiaba, o Sábio, têm uma visão que o previne sobre a eminência de um grande mal que se aproxima.


1616 – Francisco Caldeira Castelo Branco, auxiliado por forças sobrenaturais, destrói o Lamaçal Mokolé de Paraná-Guaçu, erigindo sob seus destroços o Forte do Presépio, pedra fundamental sobre a qual será erguida a Vila de Santa Maria do Grão Pará, atual Cidade de Belém.


1617 – Guaimiaba reúne aliados humanos, Balans e Mokolés para tentar expulsar os colonos portugueses da Baía do Rio Guamá. Tem início o Levante dos Tupinambás. Poderosos espíritos previnem Guaimiaba que a presença dos colonos europeus libertará um poderoso maldito que destruirá a grande floresta varrendo a face de Gaia.


1618 – Criação do Caern do Ninho do Condor - Batedores Uktenas remanescentes do Império Asteca chegam aos Andes peruanos e criam o Caern do Ninho do Condor nas ruinas de um antigo templo Inca, assim é fundada a Seita Uktena do Sol Resplandecente. Após algumas vitórias parciais na luta contra os colonos europeus, Guaimiaba é guiado pelos espíritos em uma jornada através da Umbra até Tezcat “Resgata-os-Segredos”, sábio Uktena, então Mestre de Rituais da Seita do Sol Resplandecente e alfa da Matilha dos Filhos do Uktena.  Juntos, o Guerreiro Balam e a matilha Uktena liderada por Tezcat, seguem para as cercanias do Forte do Presépio convencidos da importância de sua aliança para o sucesso do Ritual que irá aprisionar o Poderoso Maldito que a presença dos colonos portugueses ameaça lançar sobre o Grande Rio e a Floresta.


1619 – O Aprisionamento de Tezcatlipoca  - Guaimiaba e grande parte de seus comandados morrem defendendo o ritual Uktena, o poderoso Maldito é aprisionado sob o solo onde no futuro será erguida a Cidade de Belém. Tezcat e os demais membros de sua matilha são obrigados a sacrificar suas vidas para o sucesso do Ritual. Balans e líderes indígenas sobreviventes recuam para o interior e tentam manter vivos focos de resistência aos colonizadores.


1620 – Sucessivos massacres indígenas finalmente põem fim ao Levante dos Tupinambás. Aliados Balans de Guaimiaba são abatidos um a um pelos colonos europeus. Do lado dos colonos destacaram-se nessas lutas Mathias de Albuquerque e Manuel Pires, que dizimam as tribos localizadas nos sertões de Cumã e Tapuitapera, Diogo Botelho, que arrasa a aldeia de Moju, Gaspar de Freitas, que luta nas aldeias de Iguapé; além de Bento Maciel Parente e Pedro Teixeira, todos secretamente pertencentes a uma misteriosa organização conhecida como a Ordem da Razão.


1621 - A Corte Portuguesa concorda com a reivindicação do capitão Manoel de Souza Eça, e decide enviar missionários jesuítas ao Grão-Pará. A influência de Filhos de Gaia no interior da Ordem Jesuíta auxilia no esforço de colocar fim a perseguição aos indígenas.


1669 – A Criação do Caern do Forte da Samaúma - Guiados por um imponente espírito-jaguar a matilha dos Semeadores, liderada pelo Uktena Ykatean “Abre-Caminhos”, deixa o Caern do Ninho do Condor e chega às cercanias da Cidade de Belém. Através de visões proporcionadas pelo Grande Uktena, reveem a história do aprisionamento do Maldito sob a Cidade e reconhecem o espírito que os guiou como Guaimiba, o Balam. Com a benção do Espírito Ancestral Balam e o apoio dos Vigias dos Malditos, Ykatean cria o Caern do Forte da Samaúma e é aclamado o primeiro líder da Seita batizada de Guardiões do Utinga.


1669/1689 – Guerra do Cerco de Sombras – Período de intensos conflitos entre a recém criada seita dos Guardiões do Utinga e os Balans da Ilha das Onças. Durante essa guerra o Caern foi insistentemente assediado, a seita esteve ameaçada e diversos garou pereceram, entre eles, o lendário Ykatean “Abre-Caminhos”, morto em 1688 pelas garras do próprio Senhor da Ilha das Onças. O conflito terminou pela intervenção diplomática de Moacir “Sombra-de-Castanheira”, filho e sucessor de Ykatean “Abre-Caminhos” fruto da união honrosa entre o fundador do Forte da Samaúma e uma das netas de Guaimiaba. Moacir foi o primeiro Garou sangue verdadeiramente indígena que se tem notícia.


1746/1748 - A Guerra do Sangue Desperdiçado – Conflitos iniciados com a chegada à Belém do infame Presa de Prata Pedro “Lidera-pelo-Sangue” Alcântara. Estes conflitos custaram incontáveis vidas aos Guardiões do Utinga e tiveram inicio com os atritos entre Garous nativos e estrangeiros que levaram a um desafio ritual entre o Ancião Presa de Prata e o Lendário Moacir “Sombra-da-Castanheira”, pelo direito de governar o Forte da Samaúma. Após ser derrotado, por sucumbir ao frenesi selvagem, o Ancião Presa de Prata visita a Ilha das Onças para reafirmar seu valor enfrentando o lendário líder dos Balans locais, mas infelizmente vê sua matilha ser dizimada pelos furtivos ataques balam e acaba retornando sozinho para o Forte da Samaúma. Pedro Alcântara foi o primeiro Garou a retornar dos domínios Balans e atraiu a Fúria do Senhor da Ilha das Onças contra o Forte da Samaúma. Por este crime foi condenado ao Ostracismo e forçado a entregar sua Klaive, a Presa Sangrenta. Coberto de vergonha e enlouquecido ele mergulhou na floresta para nunca mais voltar a ser visto.


1755 – Após anos de articulações políticas e trabalho árduo, Filhos de Gaia e seus parentes jesuítas comemoram a decretação da Lei Imperial que restitui a liberdade dos indígenas cativos nas províncias do Grão Pará e Maranhão, proibindo a partir daquela data sua escravidão. Os esforços da tribo passam a se concentrar na luta pela libertação dos negros, embora a presença Mokolé dentro do movimento negro de resistência dificulte bastante o trabalho dos abolicionistas Filhos de Gaia.


1760 – O Marquês de Pombal expulsa as Missões Jesuítas da Região, o episódio é um duro golpe contra as bases de poder dos Filhos de Gaia dentro da Igreja Local.


1766 – O Arquiteto Italiano Antônio Landi, adquire o Moinho do Murucutu, nas cercanias do Caern do Forte da Samaúma, e o converte em um Engenho de cana-de-açúcar a partir da utilização de grande volume de mão de obra escrava, ele inicialmente tenta usar a mão-de-obra indígena, mas, com a proibição obtida onze anos antes, é obrigado pelas autoridades portuguesas a adquirir escravos de origem africana.


1782 – Sob a benção da Lua Nova, nasce, na Vila de Barcarena, João Batista Gonçalves Campos, primeiro Filho de Gaia nascido em território Amazônico.


1790 – Levante de Negros escravizados do Engenho do Murucutu conta com o apoio de Filhos de Gaia da Seita dos Guardiões do Utinga. Landi, velho aliado de vampiros locais, obtém reforços de soldados e vampiros vindos de Belém, mas não consegue impedir a fuga de vários escravos.


1793 – Início das primeiras romarias jesuítas que dariam origem ao Círio de Nazaré.


1796 – Nasce o lendário Ubiratã, aquele que viria a ser imortalizado como “Presa-da-Grande-Serpente”, aquele que vestiu a pele do Grande Uktena. Fruto da miscigenação do sangue Uktena com os negros libertos que viviam nos quilombos próximos a Belém.


1800 – Criação do Caern dos Espíritos da Chuva - O Lendário Moacir “Sombra-da-Castanheira” realiza o ritual para criar o Caern dos Espíritos da Chuva e fundar a Seita da Clareira de Amanaci a quem confere a missão de proteger os parentes indígenas Uktenas isolados no coração da floresta.


1805 – Batista Campos é ordenado padre após passar por sua primeira mudança durante uma visão em que vê Nossa Senhora de Nazaré convertida à imagem de Gaia. Em seu ritual de Passagem ele recebe de Moacir “Sombra-da-Castanheira” o nome Garou “Língua-Ferina”.


1812 – Chega à Região as Desbravadores dos Bosques Sombrios, a Matilha de Desbravadores Fúrias Negras lideradas por Erínia “Olhos-Flamejantes”. Admitidas entre os Guardiões do Utinga pelo lendário Moacir “Sombra-da-Castanheiras” elas decidem usar o Caern do Forte da Samaúma como ponto de apoio para suas incursões às profundezas da Floresta.


1814 - A Dança da Serpente e do Jaguar – Guiado pelas visões do Moacir “Sombra-da-Castanheira”, Ubiratã “Presa-da-Grande-Serpente” comando um ataque contra a Ilha das Onças e desafia seu infame Senhor, durante a Batalha o líder Balam é derrotado em combate singular e forçado a entregar sua própria pele como tributo aos Uktenas. Após a Batalha da Dança da Serpente e do Jaguar o Senhor da Ilha das Onças deixou seus domínios seguido por seus seguidores. Este episódio marcou um longo período de paz entre os Guardiões do Utinga e seus visinhos Balans.


1818 – Morre o lendário Uktena Moacir “Sombra-da-Castanheira”, após miraculosos 130 anos como líder inquestionável do Caern do Forte da Samaúma. Antes de morrer ele prevê dias difíceis para a Seita. Ubiratã “Presa-da-Grande-Serpente” é aclamado líder da Seita dos Guardiões do Utinga.


1820 – Erínia “Olhos-Flamejantes”, influenciada pelas ideias do Filho de Gaia Batista Campos e com ajuda do Totem de sua matilha, a Grande Pantera, consegue estabelecer o primeiro contato amigável com um metamorfo nativo registrado pela História Garou desde a Segunda Guerra da Fúria iniciada três séculos antes. O contato é estabelecido com o Pumoca sul-americano Yamiçá, que tem sua vida salva pelas Desbravadoras ao ser encontrado ferido na
Floresta.


1822 – Dom Pedro Primeiro Declara a Independência do Brasil.


1823 – Blefe do Mercenário Inglês Grenfell, notório lacaio do Príncipe vampírico do Rio de Janeiro, convence o governo da província a declarar a adesão do Pará a Independência. Batista Campos é atado a boca de um canhão aceso, mas sobrevive. Tragédia do Brigue Palhaço acende o estopim que culminará no futuro movimento Cabano.


1825 – As Desbravadoras dos Bosques Sombrios são aniquiladas em Combate contra um poderoso Maldito em antigas ruínas Incas. Erínia escapa da morte com a ajuda de Yamiçá e é a única sobrevivente Garou, no episódio ela adquire várias cicatrizes de Batalha.


1833 – O Primeiro Grande Conclave Betê - Cônego Bastista Campos alimenta, com suas atitudes corajosas e com seu verbo entusiasmado, a resistência contra o governador da província Bernardo Lobo de Sousa, por isso é obrigado a refugiar-se no interior da Província para escapar às perseguições do governo. Inspirado por suas visões e com a ajuda da Fúria Negra Erínia “Olhos-Flamejantes” e do Pumoca Yamiçá, Bastista Campos convoca o primeiro Grande Conselho e tem sucesso em reunir representantes de várias raças metamórficas no interior de Barcarena. A disseminação da fé em Nossa Senhora de Nazaré promovida pelos Jesuítas entre os ribeirinhos e sua influencia para o sincretismo entre o cristianismo mariano e as crenças religiosas dos metamorfos locais, bem como, a intensa atividade política do Cônego em defesa da população miserável da província, na qual estavam inseridos os parente metamorfos, foi de fundamental importância para o sucesso inicial do empreendimento de Bastista Campos. Na reunião ele inflama os presentes a lutar contra a dominação vampírica que controla a economia, oprimindo seus parentes e a população local. Seu discurso fala da importância da união entre as raças para refrear os avanços da Wyrm e é ouvido com atenção por alguns dos presentes. A atitude de Batista Campos é desaprovada pelos Anciões da Seita dos Guardiões do Utinga e ele é declarado Ronin por Moacir “Sombra-da-Castanehira”, acusado de colocar em risco a seita, a segurança do Caern.


1834 - O Conselho das Garras Traiçoeiras – Episódio no qual o infame Ragabash Filhos de Gaia, Cônego Batista Campos, perseguido pelos Vampiros de Belém e abandonado a própria sorte pelos Anciões de sua Seita, convoca o segundo Conclave Betê, onde reuniram-se representantes dos Bastet, Mokolé, Ananasi e Ratkin, além do Próprio Batista Campos e da Matilha das Desbravadoras dos Bosques Sombrios, lideradas por Erínia “Olhos-Flamejantes”. Durante o Conclave Batista Campos e a matilha de Fúrias Negras são atacados por Balans traiçoeiros. Diante da ausência de Batista Campos, o Mokolé Coroado, Coração-Oco, inspirado pela visão de uma aliança entre Betê nativos para limpar da região a corrupção, lidera a rebelião que entrou para a história humana como a Cabanagem, onde os metamorfos nativos tentaram, e quase conseguem, varrer de Belém a presença de Vampiros e Garous. Pouco depois o Pumonca Yamiçá é preso e condenado a morte por um tribunal Balam. Batista Campos sobrevive ao atentado, mas morre dias depois por conta do ferimento de uma adaga envenenada, deixando pelo menos meia dúzia de filhotes parentes. Em seu leito de morte ele implora aos presentes que os esforços de paz entre as raças não sejam abandonados. Seu exemplo de vida e fé inabalável convence a Fúria Negra, Erínia “Olhos-Flamejantes”, a adotar sua visão sincrética que mistura cosmologia Garou e Cristianismo Mariano, tendo sofrido o ritual do ostracismo por sua ligação com Batista Campos, ela decide entrar para a ordem das Carmelitas e mais tarde trabalha no Recolhimento das Educandas da Diocese de Santa Maria do Grão Pará, instituição que mais tarde dará origem ao Colégio Gentil Bittencourt.


1835 - A Batalha do Coração Oco – Episódio no qual Betês nativos liderados pelo infame Rei Dragão “Coração-Oco” atacaram e quase destruíram o Caern do Forte da Samaúma durante a histórica Rebelião da Cabanagem. Aliança entre Balans e Mokolés, ironicamente inspirada nos ideais de Batista Campos, incita populares descontentes a lançar ataque contra a capital da província. Insurgentes Cabanos tomam a cidade de Belém. O Forte da Samaúma sofre o ataque mais violento registrado em sua História. Guaimiaba é levado a Modorra em Combate contra o líder Mokolé Coroado. Ubiratã “Presa-da-Grande-Serpente” é obrigado a lançar mão do lendário Dom “Tornar-se Uktena” para derrotar os invasores Mokolé, encerrando, assim, sua gloriosa carreira. Durante a revolta refúgios vampíricos também foram duramente atacados. Com a morte de Ubiratã e dos mais renomados Guardiões do Utinga, o Ragabash Apoena “Ilumina-a-Noite-Escura”, remanescente da matilha liderada por Ubiratã “Presa-da-Grande-Serpente” e neto do lendário Moacir “Sombra-da-Castanheira”, assume a liderança do Caern do Forte da Samaúma.


1836 – Mercenários Ingleses e Vampiros são enviados pela corte do Rio de Janeiro. A morte de Coração-Oco deixa os metamorfos locais sem uma liderança forte e a cidade é retomada das mãos dos Cabanos.


1840 – Os últimos focos de resistência Cabana no Interior da Província são esmagados após uma guerra sangrenta.


1841 – Diante da ausência de Guaimiaba e a perda do maior dos Guerreiros Uktena e do enfraquecimento generalizado da Seita, o novo líder, Apoena “Ilumina-a-Noite-Escura”, é obrigado a forjar um acordo de paz com os Vampiros locais.


1850 - Guaimiaba finalmente retorna da modorra e retoma sua posição como defensor da Forte da Samaúma.


1855 – A matilha dos Humildes Servos da Rainha da Amazônia, formada pelo Theurge Filho de Gaia Joaquim “Herdeiro-do-Manto-Justo” e o Ragabash Uktena Açuã “Aperta-as-Amarras-dos-Malditos”, tem sucesso em fundir antigos rituais Garou e a Romaria Cristã de Nossa Senhora de Nazaré, instituindo o Círio como o conhecemos hoje e concretizando as visões de Batista Campos.

1860 – A jovem Galliard Yamiça “Espirais-de-Ébano”, filha do lendário Ubiratã “Presa-da-Grande-Serpente”, assume o cargo de Menestrel da Seita dos Guardiões do Utinga e com a permissão de Apoena institui o Bosque da Memória para registrar os feitos dos heróis do passado e das matilhas a serviço da seita.


1865 – Apoena “Ilumina-a-Noite-Escura” mergulha no Abismo para proteger o Forte da Samaúma dos servos de Jurupari desaparecendo para sempre, mas antes de partir nomeia Yamiça "Espirais-de-Ébano” como sua sucessora.

1869 – O Médico Carlos Seidl, parente dos Filhos de Gaia, cria a Sociedade Filantrópica Emancipadora da Província do Grão-Pará, primeira organização formal em defesa da abolição da escravidão dos negros na Cidade.


1883 - Inicio da Construção da Ferrovia Belém-Bragança.


1884 – Chega a Belém a matilha Uktena dos Batedores Furtivos, lideradas pelo ancião lupino Resgata-a-Tradição que conquista a liderança dos Guardiões do Utinga derrotando em desafio ritual a Grande Anciã Yamiça “Espirais-de-Ébano”.


1885 – Obras da Ferrovia são interrompidas por falta de recursos.


1888 – Lei áurea decreta a abolição da escravatura no Brasil.


1890 – Inicia a Era da Borracha.-  Começa o período conhecido como BellleEpoque e com ele o período áureo para Vampiros e Andarilhos do Asfalto da região. Com a riqueza da borracha Belém usufrui de uma onda de modernidade que trás com ela, infraestrutura de esgotos e galerias subterrâneas, prédios imponentes, bondes e postes elétricos, coisas nunca antes vistas nas demais metrópoles da América do Sul.


1891 – Obras da Ferrovia Belém-Bragança são Retomadas. Chega a Belém o Lendário Ragabash Cavaleiro do Aço, William “SteelHammer” McCarty, oficialmente contratado por uma empresa inglesa para supervisionar a conclusão das obras da Ferrovia, ele traz consigo um poderoso fetiche conhecido como “A Marreta de Aço” e adquire grande prestígio diante da seita local ao enfrentar e derrotar um Guerreiro Mokolé durante um encontro inesperado no Igarapé do Apeú. William MacCarty forma a matilha dos Predecessores de Novos Caminhos ao lado do infame Theurge Jonh “Fuma-como-o-Diabo” e o Impuro Pierre “Forja-o-Próprio-Destino”.


1892 – A Criação do Caern dos Dormentes Cantantes - McCarty se desentende com o Líder da Seita dos Guardiões do Utinga, o lupino “Resgata-a-Tradição”, e após reunir um grupo de Andarilhos do Asfalto e Roedores de Ossos funda a Seita da Marreta de Aço. O Caern dos Dormentes Cantantes é criado às margens da Ferrovia Belém-Bragança no final daquele mesmo ano. Diante do crescimento do poderio vampírico “Resgata-a-Tradição” declara formalmente o fim do Pacto de paz com os vampiros e inicia um período de conflito entre os Guardiões do Utinga e a corte vampírica de Belém.


1893 – A Seita da Marreta de Aço firma um pacto velado com os Vampiros locais para o desenvolvimento da Cidade.


1900 – Conclusão das Obras da Ferrovia Belém-Bragança.


1905 – “Resgata-a-Tradição” é morto em combate contra malditos conjurados por feiticeiros vampíricos e é sucedido pelo Theurge Miraci “Pedra-da-Serpente”, um dos descendentes do lendário Moacir “Sombra-da-Castanheira”.


1909 – O Ahroun Pierre “Forja-o-Proprio-Destino” perdeu a vida defendendo seu Alfa e líder da Seita, William “SteelHammer” MacCarty, de um atentado traiçoeiro patrocinado por Anciões Vampíricos locais.


1910 – McCarty entrega a liderança da Seita da Marreta de Aço à Galliard Dominique “Língua- de-Prata” e parte para auxiliar o também estadunidense Percival Farquhar na construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. É forçado pelas circunstâncias a deixar para trás a lendária Marreta de Aço como forma de legitimar sua sucessora, pois antes mesmo do anuncio formal de sua partida é profetizado pelo Mestre de Rituais, John “Fuma-Como-o-Diabo” que a Seita irá perseverar enquanto seu líder empunhar o poderoso fetiche. Com a partida de MacCarty, John segue para uma jornada umbral e nunca mais volta a ser visto. Assim tem fim a lendária matilha dos Predecessores.


1911 – Pouco antes da inauguração da Ferrovia Madeira-Mamoré, William McCarty morre vítima de uma emboscada Balam.


1915 – Fim da riqueza oriunda da borracha marca uma época mais difícil para os Andarilhos da Seita da Marreta de Aço.


1919 – O Theurge Miraci “Pedra-da-Serpente” é morto em uma emboscada Balam durante uma expedição a Anobatiba-Auí e é sucedido por seu filho, o também Theurge, Moacir “Olhos-da-Castanheira”.


1930 – A Batalha das Garras Rancorosas e o Inicio da Guerra dos Sussurros Afiados - Período histórico marcado pelo retorno de conflitos entre os membros da Seita dos Guardiões do Utinga e os guerreiros Balam da Ilha das Onças. O infame Mandaçaia quebra a paz de décadas entre os Guardiões do Utinga e a Ilhas das Onças liderando um ataque contra o Caern que culminou com a morte do Grande Ancião Moacir “Olhos-da-Castanheira” iniciando um conflito que se estenderia por 20 anos. Com a morte de Moacir, a liderança dos Guardiões do Utinga passa para o grande Ahroun Itajaci “garras-de-Obsidiana”, também descendente do lendário “Sombra-da-castanheira”. Durante esse período a Seita da Marreta de Aço também enfrentou sérios problemas, pois os governos dos Interventores Joaquim Cardoso Magalhães Barata e José Carneiro da Gama Malcher acobertam o período em que a hegemonia vampírica se impôs violentamente sobre a cidade de Belém, parentes Andarilhos do Asfalto foram perseguidos como criminosos e mortos ou forçados a deixar o estado ou até mesmo o país.


1945 – O Filodox Uktena Joacir “Olha-pelo-Povo-da-Floresta” forma a matilha dos Filhos da Águia para auxiliar a Seita da Clareira de Amanaci na proteção dos parentes.


1946 – Nasce Ubiratã da Silva, Filodox Uktena destinado a liderar a Seita dos Guardiões do Utinga. O então líder dos Guardiões do Utinga, o Ahroun Itajaci “Garras-de-Obsidiana”, lança um desafio para escolher o seu sucessor ao cargo de Grande Ancião do Forte da Samaúma.


1950 – Fim da Guerra dos Sussurros Afiados – Uma sangrenta batalha na Penumbra da cidade de Belém, onde o grande Ahroun Itajaci “Garras-de-Obsidiana” obriga Mançaia a bater em retirada após impor duras baixas a seus seguidores, põem fim a duas décadas de constantes conflitos entre os Guardiões do Utinga e os Balans da Ilha das Onças. A estratégia de perseguição dos vampiros de Belém contra os parentes Andarilhos do Asfalto obtêm sucesso e a presença Garou na região fica seriamente comprometida. A Seita da Marreta de Aço ver seu poder diminuir e torna-se pouco mais que um apêndice da Seita dos Guardiões do Utinga. Ao final deste período a comunidade Garou local está novamente unida, mas profundamente debilitada. O promissor filhote Ajuricaba “Noite-Sem-Estrelas”, descendente direto do lendário Ubiratã “Presa-da-Grande-Serpente”, passa pelo ritual de passagem e funda a matilha dos Olhos da Noite.


1951 – O desafio lançado por Itajaci “Garras-de-Obsidiana” cinco anos antes é aceito e vencido pela astuta Ragabash Uktena Jaciara “Sorriso-da-Serpente”, que torna-se a segunda fêmea a liderar os Guardiões do Utinga. 


1956 – Com o apoio da política desenvolvimentista proposta pelo Governo JK, chega à região Amazônica grandes empresas mineradoras ligadas a Pentex, no rastro delas, várias matilhas Garou, de vários lugares do Brasil e do mundo passam a visitar a cidade. Entre os visitantes, chega a Belém o Theurge Alemão conhecido como “Doutor” e uma matilha de Garous estrangeiros liderada por Ricardo “Face-Resplandecente-de-Luna”, os Filhos da Garça. Os Filhos da Garça são admitidos como membros da Seita dos Guardiões do Utinga pela Grande Anciã Jaciara “Sorriso-da-Serpente”.


1957 – Ricardo “Face-Resplandecente-de-Luna” é nomeado Caçador da Verdade da Seita dos Guardiões do Utinga.


1958 – Líder carismático, Ricardo convence alguns dos Garou locais a lançarem um ataque contra os Balans da Ilha das Onças. Sua intenção é repetir o feito do lendário Ubiratã “Presa-a-Grande-Serpente” e conquistar o reconhecimento necessário para obter a liderança da Seita de forma honrosa. Infelizmente, ele, sua matilha e seus aliados jamais retornam de sua temerária incursão aos domínios de Mandaçaia.


1960 – Ferrovia Belém Bragança deixa de operar e dá lugar as atuais Av. Almirante Barroso e BR-316. Jaciara “Sorriso-da-Serpente” entregue a liderança da Seita a Ajuricaba “Noite-sem-Estrelas”, elegendo-o como seu sucessor, e perece enfrentando um exército Fomori no Coração da Grande Floresta para defender o Caern dos Espíritos da Chuva e os Parentes Uktena que ele protege. A Ragabash Jussara “Pés-de-Serpente” forma a matilha das Sombras de Guaraci.


1963 – Uma nova geração Garou floresce na cidade de Belém a partir da migração e do trabalho árduo de quase duas décadas dos Garou que persistiram na região. Com a ajuda do Doutor o Caern dos Dormentes Cantantes, sob a liderança do Don Ângelo Calderaro, recupera parte de seu antigo poder.


1964 – Instaura-se a Ditadura Militar e com ela a ameaça de um novo período de dificuldades para a sociedade Garou que iniciava um processo de revitalização. É neste contesto que surge Raphael “Balança-de-Prata”, talentoso meia-lua dos Andarilhos do Asfalto que galga rapidamente os degraus até os postos mais elevados da Seita da Marreta de Aço.


1965 – Início da Guerra da Fúria Precisa - A partir do planejamento minucioso e ousado o jovem Rafael “Balança-de-Prata” convence Don Ângelo a iniciar a Guerra da Fúria Precisa, período que marca o acirramento de conflitos entre Andarilhos do Asfalto e Vampiros locais.


1966 – O Filhote Ubiratã da Silva sofre sua primeira mudança e recebe o nome de Ubiratã “Herdeiro-do-Sangue-da-Serpente” em reconhecimento a sua ascendência.


1968 – Inicio da Guerra contra o General Fomor - Don Ângelo decide usar secretamente o poder e a influencia da Seita da Marreta de Aço para apoiar as ações de parentes Andarilhos do Asfalto inseridos nos movimentos guerrilheiros de combate à ditadura após a revelação de que agentes da Wyrm e Vampiros encontram-se infiltrados no alto escalão das forças armadas brasileiras. Este episódio dá inicio a guerra contra o infame Ferectoi “Alma-Sombria”.


1970 – A matilha dos Filhos da Águia parte em uma jornada umbral ao Érebo em busca de uma cura para a maldição Fomor.


1972 – Conflitos entre guerrilheiros e militares se acirram na região do Araguaia. A Seita da Marreta de Aço revela a presença de Fomori e um poderoso Ferectoi conhecido como “Alma-Sombria”, que lidera as ações anti-guerrilha na região. A perseguição contra supostos apoiadores da guerrilha atinge redutos de parentes Uktenas e as matilhas dos Farejadores de Malditos e das Sombras de Guaraci se aliam a Seita da Marreta de Aço para combater as forças da Wyrm infiltradas no Exercito.


1973 – O Theurge Filho de Gaia Bené “Mira-o-Infinito” retorna de uma longa jornada umbral como único sobrevivente da matilha dos Filhos da Águia.


1974 – Fim da Guerra contra o General Fomor - Don Ângelo é assinado em um ataque Fomor articulado por “Alma-Sombria”, o mesmo Ferectoi que liderava as ações do exercito contra os guerrilheiros, este episódio marcou o fim da Guerra contra o General Fomor . Rafael “Balança-de-Prata” é aclamado o sucessor de Don Ângelo. 


1975 – Andarilhos do Asfalto liderados por Raphael “Balança-de-Prata” destroem o Príncipe dos Vampiros da cidade de Belém em um episódio que marca a culminância das tensões entre os Garou e Vampiros da Cidade. Tendo sido incapaz de impedir a morte de seu aliado, Don Ângelo, e o extermínio de parentes pelas forças militares corrompidas, Ubiratã “Herdeiro-do-Sangue-da-Serpente” parte com sua matilha, os Farejadores de Malditos, em uma jornada envolta em mistérios.


1976 – Diante da ousadia e perspicácia do novo líder Garou a comunidade vampírica local traça um plano para combinar suas aspirações por poder com a necessidade de desviar a atenção Garou para fora do Coração da Cidade. Com o aprofundamento da política dos “Grandes Projetos” na Amazônia, a partir do início da Construção da Hidroelétrica de Tucuruí e o avanço da Pentex, todos os esforços Garou são desviados para o avanço da Wyrm sobre a Floresta e para os inevitáveis conflitos com as raças metamórficas locais.


1980 – Em uma nova onda migratória chega à Belém uma nova leva de Garous de fora da região, entre eles: o Andarilho do Asfalto Richard “ThunderSteel” e a Fúria Negra Alisha “Garras-que-Dilaceram-a-Wyrm”, descendente da Grande Erínia “Olhos-Flamejantes”. Richard logo se junta a Seita da Marreta de Aço e Alisha recruta Fúrias Negras para formação de uma nova matilha patrocinada pela Grande Pantera mais de 150 anos após a aniquilação das Desbravadoras dos Bosques Sombrios. Em homenagem as Fúrias pioneiras na região ela dá a sua matilha o nome de Desbravadoras da Wyld e junta-se aos Guardiões do Utinga. Em uma inesperada repercussão das incursões de tropas da Wyrm contra os Guerrilheiros anos antes, os Fomori liderados pelo por “Alma-Sombria” encontram ouro em Serra Pelada e iniciam um processo de destruição ambiental e espiritual sem precedentes na região. O ouro extraído de Serra Pelada disponibiliza munição em larga escala para ataques das forças da Wyrm contra os Mokolés da região, ninhadas inteiras são destruídas pela intoxicação por mercúrio e balas de ouro durante esse período.


1982 – O Ahroun Filho de Gaia Sebastião “Clamor-dos-Tambores-Ancestrais” sobre sua tardia primeira mudança e conquista o direito de correr como ômega da Matilha das Desbravadoras da Wyld.


1983 - A matilha dos Olhos da Noite é destruída durante uma jornada umbral da qual Ajuricaba “Noite-sem-Estrelas” é o único sobrevivente.


1984 – Inauguração da Hidroelétrica de Tucuruí.


1986 – A Criação do Caern do Coração Oco - Garous vindos de várias partes do mundo guiados por uma profecia que aponta a Amazônia como cenário do Apocalipse realizam o Ritual de Abertura de Caern sobre um antigo Lamaçal abandonado no coração da Floresta, criando o Caern do Coração Oco, a sede da recém-criada Seita do Conselho de Guerra, sob liderança da Lenda Viva dos Cria de Fenris, Golgol “Fangs-First”. O líder Uktena, Grande-Guará, é convidado a compor o Conselho de Guerra, mas recusa a posição e indica o Theurge baiano Lázaro “Cavalo-dos-Éguns” para substitui-lo no conselho como representante de sua tribo.


1987 – A Criação do Caern do Rio-Céu – A Seita do Conselho de Guerra cria seu segundo Caern, uma base de apoio da Seita do Conselho de Guerra.


1988 – Ubiratã “Herdeiro-do-Sangue-da-Serpente” retorna a Belém como único sobrevivente de sua matilha, reivindica o nome de Grande-Guará e funda uma nova matilha com o nome de Desbravadores dos Bosques Sombrios, em homenagens as pioneiras Fúrias Negras que desbravaram muitos dos segredos da Umbra Amazônica.


1989 – O Grande Ancião Ajuricaba “Noite-sem-Estrelas” reúne os renomados Ubiratã “Grande-Guará”, Bené “Mira-o-Infinito” e Alisha “Garras-que-Dilaceram-a-Wyrm” para formar a matilha dos Guardiões do Utinga e instituir o primeiro conselho de Anciões da Seita com a presença de não-Uktenas.


1989 – A Batalha do Lago de Tucuruí - Anos após a inundação de milhares de hectares de floresta pela Barragem da hidroelétrica, Theurges das duas seitas sediadas em Belém são perturbados por visões de um grande Maldito que emergirá em breve das profundezas, formado pela corrupção de vários filhos da clareira e espíritos animais condenados a apodrecer no fundo do lago artificial. Ajuricaba “Noite-Sem-Estrelas”, líder dos Guardiões do Utinga recusa-se a enviar matilhas de Guerra para Tucuruí alegando os riscos de conflito com os Mokolés. Raphael “Balança-de-Prata”, líder da Seita da Marreta de Aço, decide combater a ameaça, apesar dos avisos do Vigia do Caern sobre a possibilidade de confronto com metamorfos da Região. Não acreditando que os metamorfos seriam capazes de recusar ajuda bem intencionada, as matilhas da Seita Seita da Marreta de Aço partem em direção a penumbra do Lago de Tucuruí, acompanhados dos Desbravadores da Wyld. Infelizmente a realidade demonstra a ingenuidade de Raphael, e os Garou são recepcionados por uma ninhada de Guerra Mokolé. Surpreendidos os Garou amargam duras perdas e a Marreta de Aço, tradicional símbolo da liderança do Caern dos Dormentes Cantantes, é perdida durante o Combate. Este fatídico episódio marca o início do Declínio da Seita da Marreta de Aço. O Ahroun Sebastião e a Theurge Victoria “Coração-da-Fúria” são os únicos sobreviventes dos Desbravadores da Wyld e matilhas inteiras do Caern dos Dormentes Cantantes tombam em batalha. Perturbado pelos acontecimentos Sebastião parte em uma jornada Umbral.


1989 - Ubiratã "Grande-Guará" e Bené "Mira-o-Infinito" organizam o "I Encontro dos Povos Indígenas da Amazônia", uma maneira de chamar atenção de ambientalistas e outras forças contrárias à Hidrelétrica de Kararaô, futura Belo Monte.Índia Tuíra, parente Uktena, esfrega seu facão no rosto do então Presidente da Eletronorte corrompido pela Wyrm. O evento é bem sucedido e o Projeto é deixado de lado.


1990 – Fim da Guerra da Fúria Precisa e a Queda do Caern dos Dormentes Cantantes - A Perda de vidas valiosas e da Relíquia do Caern dos Dormentes Cantantes foi apenas o início da queda da Seita da Marreta de Aço. A Batalha do Lago de Tucuruí abriu caminho para a vazão de velhas mágoas guardadas pelo Vigia do Caern, o Ahroun Richard “Trovão-de-Aço”, em relação ao líder de sua Seita e de sua Matilha. Como se não bastasse todo o ocorrido, Richard, que já desconfiava do envolvimento entre Raphael e Natasha “Melodia-Dissonante”, a Galliard da Matilha, acaba obtendo provas de que essa se encontra grávida de um Impuro, possivelmente um filhote fruto da relação proibida entre os dois. Ao exigir a punição da Galliard, força Raphael a confessar seu crime e se oferece para receber a punição pelos dois. Por fim “Balança-de-Prata” acaba obrigado a deixar a liderança de sua Matilha e de sua Seita em favor de “ThunderSteel”. A primeira atitude do Ahroun, como líder da Seita, é o assassinato sumario do parente Andarilho responsável legal pela área do Caern ao descobrir que este se encontra influenciado pela Wyrm, em seguida ele exigiu que as matilhas de Guerra sejam reunidas para uma revanche contra o Mokolés. Diante de tal decisão, Raphael, pressionado pelo rumo que as coisas tomavam, sentiu-se obrigado a desafiá-lo pela liderança da Seita. No desafio “ThunderSteel” foi derrotado ao mostra-se incapaz de controlar sua fúria e Raphael retornou a liderança já sem a unanimidade de outrora. Então, Richard “Trovão-de-Aço” decide partir por recusar-se a se submeter novamente a liderança de seu antigo amigo e leva consigo metade dos Garou da Seita. Antes que os Garou possam perceber o Território do Caern está sob controle dos vampiros que decidem construir no local o primeiro Shopping Center da Região, só então eles descobrem que o parente corrompido executado por ThunderSteel havia passado a servos vampíricos o controle legal da área do Caern. O ataque de um poderoso maldito conjurado por um Feiticeiro vampírico lança o golpe final sobre a Seita. No último momento Richard reaparece e, tomado pela Fúria, coloca fim a ameaça do maldito perecendo no processo. O Theurge conhecido como Doutor e meia dúzia de filhotes jovens demais para lutar são os únicos sobreviventes.


1991 – A Galliard Fúria Negra Erínia “Chama-Brilhante”, filha da Anciã Alisha “Garras-que-Dilaceram-a-Wyrm”, passa pelo itual de passagem no Forte da Samaúma e funda a matilha das Garras de Alisha em homenagem aos feitos de sua mãe.


1992 – Sebastião “Clamor-dos-Tambores-Ancestrais” retorna de sua jornada Umbral trazendo consigo o Senhor das Sombras Carlos Honorato “Palavras-na-Escuridão”, o lupino Wendigo Floresta-Gélida e o Impuro Fenrir Uthgard “Muralha-de-Gelo”, eles se reúnem a Victória “Coração-da-Fúria” e ao filhote Roedor de Ossos Emanuel “Sentinela-dos-Becos” para dar continuidade aos Desbravadores da Wyld.


1993 – O Ano do Pacto. Com a mediação do Theurge conhecido como Doutor e do Filodox Grande-Guará, o Líder Uktena Ajuricaba “Noite-Sem-Estrelas” e os líderes Vampíricos Locais restabelecem o antigo acordo de não agressão entre Garou e Vampiros, que estabeleceu Campos de Caça no centro da cidade onde os sanguessugas poderiam caçar sem serem incomodados pelos Garou. O Shopping Castanheira, primeiro Shopping da Região, é inaugurado. Através de articulações políticas que envolvem a participação de Vampiros e Parentes Andarilhos do Asfalto é criado o Parque Ambiental do Utinga. Ajuricaba “Noite-Sem-Estrelas”, morre aparentemente de causas naturais e Grande-Guará e aclamado novo líder da Seita por sua participação nos acontecimentos que culminaram na criação do Parque Ambiental. Durante a Assembléia Garou que comemora a criação do Parque do Utinga o espírito do Lago Água Preta desperta manifestando-se na forma de Tapirê-Iauara, em nome do Grande Uktena ele saúda Grande-Guará o líder de TODOS os Garou de Belém.


1996 – A Queda do Caern dos Espíritos da Chuva - A Seita do Conselho de Guerra obtém provas de corrupção entre os Uktenas do Caern dos Espíritos da Chuva. Golgol e Grande-Guará lideram um ataque contra o Caern corrompido que extermina todos os Garous da Seita da Clareira de Amanaci e os parentes Uktena da Aldeia próxima ao Caern.


1997 – E chega a Belém, vinda da Seita do Punho dos Céus, em São Paulo, a filha de Richard “Trovão-de-Aço”, a Cliath, Selene “Garras-de-Titânio”, que é admitida na matilha das Garras de Alisha.


1998/2000 - A Guerra das Sombras Traiçoeiras – Um episódio onde a Matilha das Sombras de Guaraci é atacada por Mandaçaia e seus seguidores Balans na penumbra da Cidade de Belém dá inicio a um período marcado por um novo acirramento de conflitos entre os Guardiões do Utinga e os Balans da Ilha das Onças. Durante a Guerra das Sombras Traiçoeiras várias matilhas são aniquiladas e a Seita contabiliza muitas baixas. A Seita do Conselho de Guerra, mesmo sob ataque da Pentex envia duas matilhas pra reforçar as defesas do Forte da Samaúma, os Herdeiros da Tormenta Escarlate e os Algozes da Wyrm. Posteriormente é esclarecido que esta guerra foi provocada por Dançarinos da Espiral Negra ocultos sob a cidade de Belém que lançaram ataques contra a Ilha das Onças para atiçar o ódio de Mandaçaia contra os Guardiões do Utinga. Em um dos episódios mais marcantes da Guerra das Sombras traiçoeiras o Mestre de Rituais dos Guardiões do Utinga, Bené “Mira-o-Infinito”, é sequestrado por ordem de Mandaçaia e levado a ilha das Onças. Na tentativa de resgata-lo, o Ahroun, Sebastião “Clamor-dos-Tambores-Ancestrais” é obrigado a executar seu próprio mentor para impedir a realização de um ritual que anularia a proteção conferida pela Ritual da Ravina Encoberta conjurado por Bené sobre o Forte da Samaúma. A Guerra das Sombras Traiçoeiras teve fim quando a Galliard Roedora, Mãe Clarice “Cata-Retalhos”, sobrevivente da matilha das Sombras de Guaraci revelou o verdadeiro motivo por trás dos ataques Balam e a existência de um Fosso dos Dançarinos da Espiral Negra oculto sob o Presídio de São José, no Coração do Campo de Caça dos Vampiros de Belém. Durante a Guerra das Sombras Traiçoeiras foram dizimadas as matilhas das Sombras de Guaraci, da Espada de Miguel e das Garras de Alisha.


2000/2001 – A Queda do Caern do Rio-Céu e a Guerra contra dos Dançarinos de São José – O Caern do Rio-Céu é destruído por um ataque maciço do Pentex, mas muitos Garou conseguem sobreviver pela interversão direta de Golgol “Fangs-First” à frente da contra ofensiva Garou. A revelação da existência de um Fosso em Belém acarreta conflitos entre os Guardiões do Utinga e os Dançarinos da Espiral Negra que haviam se estabelecido sob o infame presídio de São José. Os Guardiões do Utinga saíram vitoriosos de mais essa Guerra e selaram o fosso do Dançarino com a improvável ajuda dos Vampiros locais, que ergueram no lugar o Pólo Joalheiro para disfarçar a presença de um enorme Cristal que purifica as emanações residuais da Wyrm no local. A Seita, porém, amargou inúmeras perdas. Um novo Conselho de Anciões da Seita dos Guardiões do Utinga é formado incorporando os heróis Garou que se destacaram nos últimos e difíceis anos. Durante a Guerra contra os Dançarinos de São José foram aniquiladas as matilhas dos Desbravadores da Wyld, dos Algozes da Wyrm e metade da matilha dos Herdeiros da Tormenta Escarlate. Os sobreviventes da guerra deram origem a matilha das Garras de Guaimiaba e dos Sentinelas dos Becos.


2002 – Época atual. O reaparecimento de Ulrick "Transformer" Wertheim, sobrevivente da Seita da Marreta de Aço que passou os últimos 13 anos preso na película, reacende antigas rivalidades entre Andarilhos do Asfalto e os Vampiros de Belém. É formada a matilha dos Arautos da Alvorada. Negociações entre o ancião Andarilho do Asfalto Doutor e o Príncipe da cidade evitam uma nova guerra entre Garous e Vampiros. Os Arautos da Alvorada resgatam dois filhotes Uktena do ataque de uma poderosa matilha de Espirais Negras e descobrem que um dos filhotes é Xambré, neto de Grande-Guará, um garou predestinado a suceder seu avô na liderança da Seita dos Guardiões do Utinga. Xambré "Fareja-a-Justiça-de-Auí" passa pelo ritual de passagem, recusa o convite para correr com a matilha dos Desbravadores dos Bosques Sombrios e reúne um grupo de cliaths que partem sob sua liderança em uma jornada Umbral em busca de um totem para formar uma nova matilha.

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookGoogle PlusEmail